sábado, 5 de dezembro de 2009

ALTERAÇÕES NA AEG



Abaixo segue uma lista de partes de uma AEG que podem ser mudadas ou atualizadas, dependendo da situação:


Arruelas (shims): As arruelas são usadas para alinhar as engrenagens para que fiquem corretamente articuladas. Um alinhamento mal feito aumentará o desgaste e as falhas das engrenagens. Usar o número correto de arruelas, ou seja, não colocar muito ou pouco a fim de evitar que as engrenagens travem na gearbox.










Bateria: Quanto maior a voltagem, maior será o ROF. Quanto maior a miliampere-hora (mAh), mais bb's você poderá atirar (a regra padrão é 1 mAh = 1 tiro). Intellect, G&P, Sanyo e Elite são ótimas. Firefox é boa. Não vá escolher a maior e mais potente bateria que você encontrar pela frente, pois a voltagem pode ser forte demais para sua arma de pressão.







Borracha do Hop up (Hop up Bucking): É a peça que ajuda na rotação da bb e na vedação. Essa borracha fica presa ao redor do cano interno e faz contato com a câmara do hop up, impedindo que o ar escape entre o cano e a câmara. As melhores marcas são Systema, Guarder, Prometheus e FireFly. A FireFly fabrica uma especial com três almofadas (nub ou cushion) na parte inferior, para criar uma melhor rotação.








Bocal (air nozzle): O bocal é a parte que empurra a bb para dentro da câmara do hop up. Também é necessário para selar o fluxo de ar a partir da cabeça do cilindro. Uma boa vedação irá ajudar a aumentar o FPS e a consistência dos tiros, portanto procure bocal denominado "selado" (possui internamente um o-ring, isto é, borracha de vedação). Systema, Deep Fire e Prometheus são boas. Guarder é ok.








Buchas (bushings): As buchas mantém as engrenagens no lugar e são aquilo no qual as engrenagens rodam. A maioria das AEGs possuem buchas plásticas de 6mm. Se você for trocar opte por buchas metálicas. Se você está buscando alto ROF ou torque, pegue uma gearbox cuja carcaça aceite buchas em aço de 7mm, 8mm ou 9mm. No caso de upgrade da AEG para alto ROF usar bearing (buchas com rolamentos) é recomendado.








Câmara do Hop up (Hop up Chamber): Pode ser trocada para uma maior consistência dos tiros. As peças originais em plástico das Tokyo Marui são boas, mas não tão boas quanto as de metal produzidas pela Systema, King Arms, G&P, Madbull e Prometheus (considerada a melhor).








Cano (Barrel): Muitos trocam o cano interno (inner barrel) por um mais longo ou mais estreito. Se vc trocar o cano por um mais longo, certamente precisará trocar o cilindro por um que aceite maior concentração de ar em seu interior. Se isso nao for feito haverá uma queda no FPS. Quanto mais estreito for o cano, melhor. Não use um cano muito estreito se você utiliza bb’s de baixa qualidade, senão irá emperrar (entupir). A maioria das AEGs vem com um cano de diâmetro interno de 6.08mm. A Systema fabrica alguns com 6.04mm; Guarder com 6.04mm e Prometheus com 6.03mm.








Cabeça do cilindro (cylinder head): Trocando essa peça você silenciará sua arma (caso compre uma cabeça amortecida Systema ou da Angel) ou irá melhorar a vedação do ar. Guarder é ok.








Cabeça do Pistão (piston head): A cabeça do pistão sela o ar dentro do cilindro. Você poderá encontrar peças boas ou ruins. A Classic Army e, geralmente, os clones possuem cabeças de pistão ruins. Você também pode trocar por silenciadores ou com rolamentos para aumentar a velocidade de saída. As marcas que fazem boas cabeças de pistao são G&P, Systema e Prometheus. Guarder é ok.








Cilindro (cylinder): O cilindro é a área na qual o ar é comprimido antes de ser forçado cano a fora. Cilindros maiores permitem o uso de canos maiores. Essa peça NÂO é trocada com muita freqüência, pois a maioria das armas fabricadas vêm com bons cilindros. Você pode usar cilindros revestidos de teflon, que aumentará levemente sua cadência de tiros, próximo de 100 bb's por minuto. Se vc colocar na AEG uma mola M120 ou superior é recomendado trocar o cilindro por um chamado Bore up. Fazem bons cilindros Guarder, Prometheus e Systema.








Conector (connector): é a peça que liga bateria a arma. Em geral as AEG's vem com os conectores da marca tamyia que nao são muito bons. Recomenda-se o uso de conectores da marca deans (chamados T-plug) que fornecem uma melhor condução da energia. O conector dean fêmea vai na bateria e o conector dean macho (tem os pinos) vai na fiação da arma.








Chave de corte (cutoff lever): Essa peça pára as engrenagens no modo semi-automático, se ela quebrar ou desgastar você só terá o modo automático.








Engrenagens (gears): São uma parte importantíssima e também cara das AEGs. Não caia na tentação de comprar as mais baratas, pois você provavelmente acabará pagando muito mais para alguém consertar sua gearbox depois que elas quebrarem. Se você está fazendo um Upgrade para molas de alta potência ou motores de alta velocidade/torque, opte por engrenagens de aço. Se você deseja alto ROF, você pode comprar as engrenagens de alta velocidade da Prometheus, Systema ou Guarder eles também fabricam engrenagens para alto torque. A maioria delas são helicoidais, o que significa que os dentes estão em um certo ângulo. Se você for usar uma dessas, precisará de um pistão semi dentado/Half teeth (metade dos dentes).








Guia da mola (spring guide): Impede que a mola saia voando para dentro da gearbox (caixa mecânica). As Tokyo Marui vêm com guia de mola em plástico como padrão, mas a Guarder, Systema e Prometheus fabricam peças metálicas. Se possuir espaçadores, aumentará a velocidade de saída. Se vc está pensando em colocar uma mola 120 ou superior é melhor usar guia de mola normal. Agora se pretende aumentar o ROF usar guia de mola com rolamentos é uma ótima opção, pois anula a tendência da mola rotacionar e se danificar.









Hop up Nub (cushion): É uma peça em plástico com formato cilindrido que fica dentro da câmara do hop up. Ele causa a rotação da bb e com isso aumenta a distância que a bb vai percorrer. Se você quer apenas substituir o nub que veio de fábrica, então não importa qual marca vai escolher. Agora se quiser aumentar a precisão da sua AEG é recomendado usar um nub no formato H (chamado ampulheta), esse formato impede que a bb rotacione para a esquerda ou direita qdo o ar a empurra pelo cano, assim ela seguirá em linha reta. Element fabrica um ótimo nub que vem nas cores preto (acima de 330 FPS) e branco (abaixo de 330 FPS).








Mecanismo do gatilho (trigger mechanism): Se você usar muito o modo automático (full auto) o mecanismo do gatilho pode queimar e sua AEG parará de atirar. Mantenha os contatos limpos para evitar curtos-circuitos. Fabricam peças de reposição Systema e Guarder.








Mola (Spring): Quando mais forte a mola, maior será a velocidade com que o pistão será forçado para frente. Não utilize uma mola mais potente com as demais peças originais, pois provavelmente irá danificar as engrenagens e o pistão. As melhores marcas de molas são Guarder e PDI, as da Prometheus são boas e as da Systema podem trincar facilmente. A maioria das molas, com exceção da PDI, são classificadas em metros por segundo, de forma que uma mola M120 fornece 120 metros por segundo, que equivalem a mais ou menos 400 fps.








Motor: Você pode optar por motores de alta velocidade ou torque. Não coloque um motor muito potente em uma arma padrão, sem outras modificações. Você irá trincar as engrenagens ou o pistão. Motor de alto torque (torque-up) é indicado para armas "semi-automáticas" como DMR ou sniper e que tem mola M120 ou superior. Motor de alta velocidade (high speed) é indicado para armas no modo automático e que tem mola abaixo de M120, onde a pessoa quer uma alta cadência de tiros. Systema Magnum e Turbo são excelentes. G&P M120 e M160 são bons. Guarder e Element são ok.








Placa seletora (selector plate): Essa parte raramente quebra. Pode ser trocada para maior estabilidade elétrica. Guarder é recomendada.








Placa de recuo (tappet plate): O tappet plate puxa o bocal para trás permitindo que a bb seja alimentada. Se ele se danificar a AEG não será alimentada. As da TM e da Angel são as melhores. Guarder e Element são boas.








Pistão (piston): O pistão comprime o ar no cilindro. É forçado para trás pelo motor e então forçado para frente em alta velocidade pela mola, comprimindo o ar em sua frente. Pistões metálicos (aluminio e outros) por serem mais pesados são indicados para aeg's semi-automáticas ou sniper, se usados em full auto podem trincar as engrenagens. Se vc deseja um auto ROF deve optar por pistões feitos em nylon ou policarbonato que por serem mais leves permitem uma maior velocidade. O nylon é um material mais macio do que o policarbonato, mas oferece mais robustez e resistência a fraturas. As marcas que fazem bons pistôes são G&P, Guarder e Deep Fire. Prometheus é ok.








Trava anti-reverso (anti-reversal latch): Impede que as engrenagens girem no sentido contrário, danificando a arma de pressão. Systema, Guarder, Prometheus e Deep Fire fazem boas peças de reposição.








Sector clip (delayer): As AEG’s originalmente não vêm com esta peça, mas é essencial para manter o tappet plate mais tempo recuado, assim a bb pode ser melhor alimentada. Não possui pontos negativos e não irá quebrar.







Fonte: http://www.qgairsoft.com.br/

54 comentários:

carlos disse...

Muito bom Morihei . parabéns !

Rodrigo disse...

Valeu Carlos, a intenção é poder ajudar por meio da informação.

Abraço

Fabio Foster disse...

Showwww, muito bom.

Rodrigo disse...

É isso que bom que gostou!

Anônimo disse...

Rodrigo coloquei uma mola 120 na minha m4 e estou trocando as peças da gear box, mais estou na duvida se pego o cilindro com aquela abertura q alguns tem ou o totalmente fechado.
qual me indicaria?
estou vendo um da guarder so que é do com furo

Rodrigo disse...

Anonimo, os cilindros fechados são para armas de pressão com cano interno com comprimento de 500mm para cima. Como coloque mola M120 troque pelo mesmo cilindro que o seu com abertura no mesmo lugar e procure por cilindro "bore up".

Abraço

Anônimo disse...

o que vc acha desse Rodrigo?
http://www.qgairsoft.com.br/product_info.php?produto=cilindro-metálico-para-série-m4a1sr16-da-guarder
desde já muito obrigado
Felipe Benedetti

Rodrigo disse...

Felipe, esse não seria o mais indicado, tente achar em loja fora do Brasil cilindro "bore up".

Maykon MMA disse...

Primeiramente parabens, otimo topico.
Uma duvida, como instalo o Sector clip que vc relata que nao vem na maioria das armas?

Rodrigo disse...

Dá uma olhada no video: https://www.youtube.com/watch?v=l1jQGtXpAHU

Valeu e abraço!

Lucas Monteiro de Castro disse...

Olá Rodrigo eu comprei um AEG modelo Airsoft Classic Army SLR105 Tactical Modelo CA026M posso melhorar seu desempenho?
Gostaria de aumentar ao máximo a potencia colocar cano de precisão para usar bbs mais pesadas acho que assim ganharei maior alcance e precisão.
Pode me indicar as peças que devo trocar e onde comprar? Meu email, é plomc@hotmail se possível entre em contato pois tenho muitas dúvidas.

Rodrigo disse...

Olá Lucas, pra aumentar o FPS e deixar ela mais potente, nada como colocar mesmo um cano de precisão, mola M110 ou mola M120, verificar se as buchas são em metal ou trocar. Se colocar mola M120 verificar se as engrenagens são em metal reforçado ou em aço, colocar pistao com dentes em aço tbem e colocar um air nozzle selado pra melhorar a vedação.

Flw!

Miguel Mariano disse...

Olá Rodrigo, você poderia me dizer se colocar uma mola maior que m120 especificamente m150 numa aeg é exagero ou desnecessário? E se em uma arma que já vem com mola m120 ainda é necessário trocar pistão, engrenagens e algo mais? Estou falando da ak redstar cobertura da echo1, obrigado. Miguel falando.

Rodrigo disse...

Olá Miguel, se vc vai transformar seu fuzil numa DMR não seria exagero uma mola m140 ou m150. Agora se for deixar a AEG como arma de assalto aí é exagero e nem poderia passar de uma mola m120, já que é necessário a arma cronar 400 FPS com bb 0,20.

Se a arma já vem com mola M120 não precisa mudar nada dentro, pois ela já vem preparada pra aguentar essa mola.

Abraço

Miguel Mariano disse...

Obrigado pela informação, só mais uma dúvida, um cano de precisão alteraria o fps ou apenas melhoraria a precisão? Vlw de novo.

Rodrigo disse...

Miguel, o cano de precisao melhora a precisao e ajuda a aumentar de 20 a 30 FPS.

Miguel Mariano disse...

Nossa, obrigado pelas dicas!

Anônimo disse...

rodrigo tenho uma m4a1 colt carbine cybergun ela vem de fabrica com 320 fps ,quero saber se esse modelo aguenta upgrade e qual seria a melhor opcao para mim ?

Hugo Freitas disse...

Rodrigo.. recentemente adquiri um ak47 full metal beta spetsnaz.. e gostaria de fazer o melhor up.. o que trocar nela pra ter uma melhor precisão e potência?! (Obs: quero trocar tudo que for possível)

Abraço.

Rodrigo disse...

Boa tarde Hugo,

Para melhor precisao compre um cano de precisão com diametro de 6.03mm ou menor. Para maior potência pode colocar uma mola M120, ai precisa ver se suas engrenagens são em aço, senao deve trocar.

Verificar se as buchas são em metal tbem, coloca um pistao com todos os dentes em metal (preferencia em aço tbem). Possivelmente precise trocar o motor e colocar um hi-torque pra poder puxar a mola.

Se for preciso trocar as engrenagens compre uma escrito "18:1" ela é de torque e servirá melhor pra mola M120.

Boa sorte!

Rodrigo disse...

Anonimo, aguenta upgrade sim. Pode fazer o mesmo que passei para o Hugo. Falou!!

Ericson Carrieri disse...

Ola Rodrigo, bom dia!
Existe algum kit completo para compra de up grade?
Onde compro? Qual melhor lugar?
Se puder ajudar agradeço, sou iniciante no assunto.
Meu e mail é yea_carrieri@hotmail.com
Whats 15 97401-1065

Rodrigo disse...

Olá Ericson, no Brasil nao sei se vai achar o Kit completo, mas existe sim, tente pesquisar na lohas nacionais. Se nao achar no Brasil tente lojas interncionais, como: Ehobbyasia.com; Airsoftpeak.com; airsoft_club.com e tiger111hk.

Para comprar fora do brasil precisa de conta no paypal e cartao internancional.

Boas compras!

Rodrigo disse...

Para armas com grande rotação o indicado seria buchas acmade 6mm. Para saber qual bucha usar vai depender da sua gearbox, ultimamente é mais comum vir com 7mm, mas tem que ver no manual ou na caixa qual bucha a sua aceita. Para colocar bucha acima da permitida na sua somente comprando uma gearbox nova.

Anônimo disse...

Boa noite

Tenho uma m4 da king arms e comprei um psitao com dentes en aço.. Porém observei que a king armas tem 15 dentes e a maioria dos pistões inclusive o meu novo tem 14.. Tem problema? Ou posso adaptar!

Rodrigo disse...

Cara, em geral eles deixam com 14 dentes pra melhorar o angulo entre os dentes com a engrenagem, evitando um desgaste prematuro . Se conseguir tirar esse 15º dente blz, caso nao consiga nao haveerá graves problemas.

Washington Padias disse...

Minha AK 47 G&G quando atiro o gatilho trava ai tenho que por no full dar um disparo e voltar ela isso e so ajuste ou preciso de up
e gostaria de saber como desativar o blow back dela por dizem q vai almentar o FPS dela
obrigado

Rodrigo disse...

Washington, problema de travamento do gatilho pode ser o selector plate que nao esta se movimetando direito ou algo dentro do gatilho mesmo, precisaria abrir. Com relação ao blowback nao achei nenhum video de como desabilitar, mas se for pneumatico é possivel que esteja vazando ar e seria preciso ajustar.

Anônimo disse...

Boa noite rodrigo tenho uma m4 carbine cybergun gostaria de saber se o motor padrao dela e as dao suporte a um upgrade para mola m110 caso nao... o que devo comprar... outra coisa tenho um guia de mola em aluminio com rolamento posso Coloca-lo na arma da forma que ela veio de fabrica ? Obrigado

Anônimo disse...

E as engrenagens* dao suporte a um upg...

Rodrigo disse...

Cara, para colocar mola M110 é preciso somente que as buchas sejam de metal. Em princípio, é para o motor funcionar com essa mola + guia rolamentada. Teste sempre com bateria nimh e lipo.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo. As dicas são boas demais. parabéns pelo blog
Uma duvida. Pretendo melhorar a força e a precisão da minha AEG (M4A1 Colt Carbine Cybergun)
Quanto ao motor. Você me indicaria um de "Alto Torque" ou um de "Alta Velocidade"? nos quais explicitou na postagem
E após a escolha do motor, quais peças devo melhorar e/ou trocar?
De já agradeço a ajuda!

Rodrigo disse...

Qto ao motor alto torque. Se for aumentar a mola pra M120 será preciso com engrenagens de aço, pistao com dentes em metal ou aço, cano precisao e verificar se nao tem ar vazando. Abraço

Anônimo disse...

se eu comprar esse modelo, http://actionxairsoft.com.br/produtos/rifles/rifle_m4a1_acu_airsoft
preciso fazer alguma modificação pra por mola m120?

Rodrigo disse...

Não precisa não. Abraço

leobadsp disse...

Olá Rodrigo, no caso de uma pistola glock 18c elétrica da tokyo marui o que eu poderia fazer para aumentar os fps e aumentar a precisão dos disparos ? E parabéns pela postagem.

Kevim Soares disse...

Olá sabe me dizer se posso aumentar a potencia da minha sniper Umarex TS SX9 ??

Rodrigo disse...

Leo e Unk, pra upgrade da glock podem comprar cano de precisao, comprar buchas em metal e cabeça de pistao pra melhorar.

Kevim, poe aumentar sim, precisa comprar uma mola mais pesada e trocar cilindro e o pistao por de metal.

Unknown disse...

Olá comprei uma aks 74 u da cybergun amigo. Sabe me dizer se ela aguenta mola m130 e qual cano posso colocar nela? Pode me ajudar? Agradeço forte abraço

Rodrigo disse...

Cara, MOla 130 vai ficar muito pesada e pode quebrar algo dentro. Pode colocar com diametro de 6.03, mas o tamanho interno precisa ver o que diz a caixa.

Higo Gabriel disse...

Boa tarde, gostaria de saber se tem como colocar uma mola mais forte na glock 18c da CYMA e onde encontro. Desde ja agradeço.

Stealth Blacksmith disse...

Um motor element ou King arms high torque m190 em conjunto com um gearbox silver edge v2 hibrido aps com uma mola 170.Eu iria judiar muito do motor?Posso usar essa configuração e se poder qual precaução preciso tomar?ObrigadoFunção Sniper,dmr Aeg:m16 Longa

dedspeed disse...

Boa tarde parabéns pelo conteúdo realmente de extrema utilidade principalmente para iniciantes como eu. A minha dúvida é a seguinte andei lendo sobre as baterias de lipo em AEP porém pretendo fazer isso quando a minha acabar no caso agora sobre o cano gostaria de saber mais detalhes. Tenho uma AEP Glock 18 CYMA gostaria de saber sobre a troca do cabo original para um de precisão ela terá o FPS aumentado em virtude do cano menor? Estou pensando em um cano de 6.03 seria o ideal?
Obrigado

Rodrigo disse...

Higo, até teria como colocar mas nao sei se duraria muito tempo o motor. O motor que vem nela nao é dos mais potentes e qdo mais pesada a mola que colocar mais dificil será pra arma ciclar e até é possivel que nem cicle. Invista em cano de precisao e outros. Procure na loja KPPairsoft.

Stealth, com relação a AEG sempre devemos ter cuidado com a gearbox qdo usamos molas acima de M110 ou M120. Não recomendo usar esse tipo de mola pois sao quebrar tudo dentro. Se quer usa-la pra DMR coloque no maximo mola M120, coloque cano de precisao de 6,03mm, veja se nao tem nenhum vazamento de ar e troque o air nozzle por um com o-ring dentro.

Dedspeed, qdo se coloca um cano mais estreito é para ter menos vazamento de ar e aumentar um pouco o FPS. Com relação a pistolas vc pode colocar até 6,01mm e é claro que pode usar o de 6,03mm. Com relação ao primeiro cano nao usar bolinhas de má qualidade ou poderá ter problema de alimentação.

Luis Pavin disse...

BOa noite.
Tenho uma King Arms M4 caa CQB. COnsigo colocar uma mola 110 ou 120 nela sem comprometer o restante?

Rodrigo disse...

Oi Luis, até mola M110 vc consegue usar a arma sem maiores problemas, só indicado ver se as buchas sao em metal e ver se o motor é de alto torque pra conseguir comprimir a mola. No caso de usar mola M120 no começo vc consegue usar mas com o tempo vai estrando dentro. Com essa mola os intermos precisam ser em aço, os dentes do pistao em metal e outros.

flipe disse...

Boa noite , tenho uma m4 cqb com cano de 300mm.Ate qual tamanho consigo colocar um cano de precisão?

Rodrigo disse...

Acredito que possa colocar um cano de 363mm de comprimento sem precisar trocar o cilindro.

Matrix disse...

Rodrigo, muito boas as dicas e precisava de mais uma dica sua:
Minha arma é uma M4, já possuo o cano de precisão, buchas metálicas e o pistão com dentes metálicos.
Comprei agora a mola M130, engrenagens reforçadas de alto torque, motor de alto torque, cabeça de pistão e está faltando apenas a bateria. Qual bateria devo comprar que suporte molas de M130,M140 e futuramente M150? baterias lipo de 11.1v ou baterias life de 9.9v, 15C ou 20C? ou alguma outra configuração?? Obrigado!!!

Rodrigo disse...

Matrix, se futuramente pretende usar atá mola M150 pra nao ter dúvida aconselho bateria 11.1v para disparos em semi (nao usar auto). Se pretende usar auto ai aconselho 9.9v 20C. Abraço

Alexander disse...

Qual o padrão interno da sniper TS sx9 ??

Rodrigo disse...

Alexander, tentei pesquisar mas nao achei nada sobre o interno dela.

Lucas Fernandes disse...

Fala Rodrigo!

Tenho uma M4 CAA, uso bateria de 11.1v mas nunca fiz ups nela. Quero colocar uma mola de 120 e um motor hi-speed da G&P que consigue puxar até M170.

O que eu devo mexer nela além do pistão com dentes de metal?

Rodrigo disse...

Olá Lucas, as gearbox V2 não sao construídas pra aguentar molas muito fortes. Elas até aguentam por um tempo, depois chegam a quebrar. Se perguntar pra qlquer armeiro eles vao dizer pra nao colocar mola M120, mas sim colocar uma M110 que é o bastante. Se for colocar mola M120, vai precisar colocar engrenagens em aço, pistao com dentes em aço e comprar uma gearbox v2 reforçada.

O ideal seria colocar mola M110, engrenagem pode deixa o que ja tem, pistao poderia deixar o que ja tem, colocar airnozzle com vedação e um cano de precisao de 6,03mm. Tudo isso ajudaria a deixar a arma com FPS mais forte e sem precisar estragar nada dentro.

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